O QUE É?

Cirurgia realizada nas bordas dos pequenos lábios da vulva, com a retirada da pele excedente.

COMO É REALIZADA?

Normalmente na ninfoplastia é usada a anestesia local com sedação para que não haja necessidade de internação e a paciente possa ser liberada algumas horas depois do procedimento. A cirurgia tem duração entre 40 minutos e uma hora e meia, em média, desde que não seja associada com outras técnicas.

Na técnica, o cirurgião corta os pequenos lábios e remove a parte excedente, em seguida costura as bordas com o objetivo de deixar a cicatriz mais discreta. É comum que a retirada do tecido em excesso limite-se aquele que se projeta para fora, visto que o corte além do necessário pode prejudicar funções como lubrificação e proteção contra infecções.

PARA QUEM É?

Quando o tamanho dos pequenos lábios excede os grandes lábios, trazendo incômodo durante a relação sexual ou quando somente atrapalhar esteticamente.

RECUPERAÇÃO

O pós-operatório da ninfoplastia costuma ser tranquilo e praticamente indolor, causando apenas um inchaço. Ainda assim, as pacientes submetidas à técnica têm dúvidas sobre a recuperação.

Nos primeiros dias após a cirurgia é indicado que a paciente use pomadas prescritas pelo médico, melhorando a cicatrização. Para minimizar o inchaço o indicado é utilizar compressas frias na região, em média, três vezes ao dia. Não há restrições quanto à paciente ficar sentada nessa fase, mas devem ser evitadas as atividades físicas, principalmente aquelas que pressionam o local operado, como andar de bicicleta e também o uso de roupas justas na região, como shorts, calça ou bermuda.