logo

Cicatrizes

publicado em:9/12/19 2:37 PM por: Admin Della Bella Cirurgia PlásticaDicas

 
Por dia mais de 4 mil cirurgias plásticas são feitas no Brasil.
Isso quer dizer que mais de 4 mil pessoas adquirem uma cicatriz diariamente.
Cicatrizes são os resultados do próprio mecanismo de cicatrização da pele em resposta a lesões ou incisões cirúrgicas. Isso quer dizer que são marcas de tecido fibroso causadas por algum tipo de lesão sofrida na pele.
As cicatrizes são sempre uma preocupação à mais para quem faz cirurgia plástica, pois muitas vezes elas possuem aspectos que não agradam os pacientes.⠀
Uma cicatriz de boa espécie é plana, fina e com a cor semelhante ao restante da pele. Passando assim, despercebida ( ou em quase sua totalidade).
Em qualquer tipo de corpo é possível identificar três fases em comum no processo de regeneração tecidual:
– Fase Inflamatória: Possui duração de até 4 dias, podendo haver vermelhidão e inchaço nesse período.
– Fase Proliferativa: Pode durar até 20 dias e é reconhecida como a fase da regeneração em que é formado o tecido de granulação
– Fase de Reparo: Essa fase pode durar meses e ela acontece no período de remodelação dos tecidos.
Os dois tipos de cicatrizes mais comuns são:
– Cicatriz Normal –> Ela é fina e tem coloração semelhante ao tom de pele do paciente. A cicatriz se torna menos notável entre 3 a 18 meses.
– Queloide –> Cicatriz com excesso de gordura e que forma um relevo espesso e elevado. Ela é caraterizada como um tumor benigno por pesquisadores.
É necessário que se faça um tratamento adequado para as cicatrizes pós cirurgia plástica para que as mesmas fiquem com um aspecto visualmente agradável.⠀
Existem fatores que irão influenciar diretamente na resposta do organismo à cicatriz que são: idade, estado nutricional, doenças crônicas como o diabete, entre outras.
Nos dias de hoje, existem algumas técnicas para o cuidado com as cicatrizes como: curativos biotecnológicos, massagens com cremes e placas de silicone.
Alguns dos cuidados mais comuns que é recomendado seguir são: hidratar sempre muito bem a pele, evitar tomar sol, não coçar a região e principalmente, seguir as orientações médicas.
Cuide-se e previna-se de desgostos futuros e escolha um médico adequado para que a sutura adquira sua melhor forma e faça com que as cicatrizes sejam menos perceptíveis.
 



Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário




WhatsApp chat
Facebook
Instagram